TEMAS EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS DIFERENTES OLHARES - Marcelo Mourão - ensaio (136 páginas)

Marcelo José Ribeiro Vieira (cujo codinome artístico é Marcelo Mourão) é professor graduado em Letras (Língua portuguesa e Literatura) e pós-graduado em Literaturas de língua portuguesa. É também poeta, escritor, crítico literário e produtor cultural. Nasceu no bairro do Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de Janeiro, e começou a fazer poesia em 1989.
Atuou como vocalista e letrista da banda de rock Atos de Loucura, durante a década de 90, em pleno movimento Rock Brasil.
De 1993 a 1998, cursou História no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.
Desde 2007 é militante ativo no movimento artístico e poético carioca. Participa de vários eventos, shows, antologias e agitos literários dentro e fora da Internet.
Foi um dos idealizadores e apresentadores do sarau POLEM (Poesia no Leme), de 2008 até 2011.
Tem um romance inédito e outro em elaboração. Em 2015, lança o seu segundo livro de poemas.

LANÇAMENTO EM BREVE


Marcelo Mourão mostrou nesta obra que sabe ouvir os mestres, antes de tecer qualquer comentário crítico sobre qualquer tema. A propósito, o livro começa com um ensaio em que são examinadas posições de dois grandes nomes de nossa crítica literária: Afrânio Coutinho e Antonio Candido. Uma forma interessante e pouco usual de se iniciar um volume que debate a literatura nacional: saudar os mestres, antes de pedir passagem. 
A seguir, o volume percorre outros momentos decisivos da história da Literatura em Língua Portuguesa, com destaque para um ensaio que desafia o coro dos que comodamente classificam Machado de Assis como um autor realista. Mas se engana quem considera que Marcelo Mourão lança sobre si mesmo os louros de uma descoberta. Pelo contrário. Fiel à sua postura de aprendiz, invoca a contribuição de um dos pioneiros desta revisão crítica da obra de Machado - o professor Gustavo Bernardo. E o caminho seguido pelo jovem Mourão será feito em parte pelas trilhas abertas pelo laureado acadêmico da Uerj, mas também, em parte, guiado por uma curiosidade própria dos leitores inteligentes. 

Francisco Lacerda, poeta, doutor em literatura pela UFF e professor da Universidade Estácio de Sá (Unesa)

 

Mais informações: oficinaeditores@oficinaeditores.com.br