HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS - teatro, 4 módulos
Beth Wrigg & Ivan Wrigg Moraes

História das Artes Cênicas é uma obra que se propõe a apresentar uma síntese dos principais acontecimentos da cena teatral, através dos séculos. Trata-se de um trabalho escrito em linguagem simples, acessível e didática que busca atingir principalmente aos estudantes de cursos de formação de atores para iniciá-los no mundo do teatro. O universo cênico é muito extenso de maneira que o foco desse estudo se voltou para procurar trazer à luz os acontecimentos e conceitos mais significativos de cada assunto aqui tratado sem a pretensão de o esgotar.

1° módulo (2ª edição) - é feita uma introdução à história do teatro e, a seguir, são apresentados o Teatro Grego, o Teatro Romano e o Teatro da Idade Média, com informações sobre suas origens, sua evolução, arquitetura e componentes teatrais ligados ao momento e ao espetáculo. No fim do volume encontra-se uma pequena bibliografia para quem desejar ampliar suas informações sobre os assuntos tratados.

2° módulo - traz informações sobre o Teatro Italiano do Renascimento, a Commedia dell’Arte, o Teatro Elisabetano, o Teatro Espanhol, que engloba as produções da época do Século de Ouro, além da fase inicial do Teatro do Classicismo Francês, assunto este que terá continuidade no próximo módulo.

3° módulo - traz informações sobre o Teatro do Classicismo Francês, do Neoclassicismo e do Romantismo, com uma abordagem inicial sobre o Barroco. Traz, também, informações sobre o Teatro no Brasil, até o final do Império.

4° módulo - traz informações sobre o Teatro Moderno e o Teatro Brasileiro, depois do Império até os anos 60.

BETH WRIGG


Carioca, de Botafogo, com licenciatura plena em Português e Literatura.
É atriz, com experiência na área de direção teatral. Leciona, há mais de dez anos, em alguns dos principais cursos de formação de atores do Rio de Janeiro, nas cadeiras de História do Teatro e Literatura Dramática.

IVAN WRIGG MORAES


Carioca, de São Cristóvão, psicólogo, compositor e escritor. Publicou cinco livros de poesia , um de literatura infantil e a prosa-filosófica “Alter Homo, uma conversa com Nietzsche”. Tem inúmeras músicas gravadas por artistas consagrados da MPB e um CD solo, “Lenha na Fogueira”, além de atuar na área teatral.

 

Mais informações pelo e-mail: oficinaeditores@oficinaeditores.com.br